Hello Guys! Conheçam a História do Porto do Recife.

Hello Guys! Conheçam a História do Porto do Recife.

A história do porto do Recife está profundamente ligada ao surgimento e ao desenvolvimento socioeconômico e  cultural do estado de Pernambuco e do Nordeste, por ter sido o ponto de  trocas de mercadorias e abastecimento das capitanias  do Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

No século XVI, com o crescente movimento de importação, produção e exportação de açúcar, surgiram ao longo da vizinhança do porto os primeiros povoados de imigrantes europeus que se estabeleceram para viver do comércio.

Durante três séculos o Porto do Recife retratou o cotidiano público e privado da sociedade pernambucana. Muitas pessoas frequentavam as áreas da Alfândega, entre elas homens, mulheres, ricos e pobres, jagunços, escravos, aristocratas, meretrizes e mascates, inclusive a nobreza que compunha a nobiliarquia pernambucana.

Dessa aglomeração foram-se construindo armazéns para estocar açúcar, propriedades urbanas como prédios, sobrados, casarões, moradias populares e estabelecimentos comerciais, cujas construções são preservadas até hoje.

Com o desenvolvimento da navegação o porto do Recife tornou-se palco de  variadas atrações, onde a  sociedade  parava para assistir o embarque e desembarque de turistas, famílias de emigrantes, marinheiros, estivadores, vendedores, ambulantes e homens de negócios, e se divertir com a chegada dos primeiros navios  a vapor, os transatlânticos  e paquetes estrangeiros, todos enfeitados com bandeirolas, e que, quando cruzavam a barra, toda a cidade era  avisada através de tiros de canhões emitidos pelo Forte Quebra–Portas. Eles aportavam em ritmo de festa, ao som da Banda da Policia Militar, instalada em palanque armado no pátio do Arsenal da Marinha.

Durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o Porto do Recife também teve relevante participação histórica, quando serviu de  base de apoio às Forças Expedicionárias Brasileira e Norte-Americana.

Por medida de proteção e preservação ambiental, houve a desativação desses  depósitos e sua transferência para um outro porto fora da cidade.

Surgiu então, o projeto para construção do Complexo Industrial de Suape,  situado a 40 km do Recife, entre os municípios  do Cabo de Santo Agostinho e  Ipojuca , ocupando uma área de 135 mil hectares.

O Porto de Suape, considerado o maior e mais importante do Nordeste teve suas obras iniciadas em 1968. Programado para operar com produtos inflamáveis, em substituição ao Porto do Recife, começou a funcionar em 1982.

Os armazéns que compunham o complexo portuário do Recife, atualmente são utilizados como centros de atividades culturais de grupos de dança, teatro, bibliotecas virtuais, exposições, feiras artesanais, bares, restaurantes, lojas e shoppings.

#armazens #porto #recife #passeio #diversao  #historia

See You Tomorrow! Bye......  

Flaviana Gomes

01, Agosto de 2017