Hello Guys! Conheçam o Espaço Ciência....

Hello Guys! Conheçam o Espaço Ciência....

Criado em setembro de 1994, o Espaço Ciência nasceu como um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo do estado de Pernambuco. A criação foi basicamente estimulada por um edital da Capes, o SPEC – Subprograma de Educação e Ciência da Capes que propunha a montagem de museus de ciência no Brasil.

Instalado numa área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência é um dos poucos museus no Brasil que combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museu gráfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional. Destaque para o Manguezal de rara beleza e interesse científico que faz parte da propriedade, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens.

Antes de ocupar a área do antigo Memorial Arco Verde, como era conhecido o local, Pavão conta que o museu funcionava num casarão próximo do centro da cidade de Recife. O Espaço Ciência conta com várias atrações dentro e fora de suas instalações. Basicamente, o museu é custeado pela Secretaria de C&T do estado, mas também conta parcerias, convênios com empresas privadas e contrapartidas de diversos projetos que tem sido aprovados em editais do MCTI/CNPQ, Capes, Finep.

Entre as atrações estão o edifício da pirâmide – Pavilhão de Exposições, além de duas trilhas – a Ecológica e a das Descobertas que engloba cinco áreas: Água, Movimento, Percepção, Terra e Espaço. Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, o Espaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentações em vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos.

No entanto, o destaque de Pavão vai para o manguezal onde os visitantes fazem passeio de barco movido a energia fotovoltaica conhecendo e explorando o ambiente.As atrações e exposições do museu estão sempre em movimento como forma de atingir seus objetivos centrais: popularizar a ciência e apoiar o ensino.

O Espaço Ciência é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais das descobertas científicas e tecnológicas do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

#museu #espaço #ciência #recife #olinda #conhecimento

See You Tomorrow! Bye.....

Flaviana Gomes

28, Agosto de 2017