7 tendências da tecnologia para 2018

7 tendências da tecnologia para 2018

Essas 7 tendências tecnológicas para 2018 estão relacionadas com inteligência artificial, existe a relação entre o mundo material e o digital, melhorando a interação entre pessoas e empresas.

Contamos com informações passadas por David Cearley, vice-presidente, analista e parceiro do Gartner durante  o Simpósio do Gartner/ITxpo 2017, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, onde ministrou sobre as principais tendências tecnológicas estratégicas que poderão afetar a maioria das organizações em 2018.

1 - Inteligência Artificial

É um grande desafio para os fabricantes de tecnologia, pois se trata de um sistema que aprende através das experiências, de forma autônoma, trata-se de reinventar os modelos de negócio para melhorar as relações com os consumidores, é algo esperado até no mínimo 2020 e a compensação dos investimentos é esperada até 2025

As aplicações relacionadas a inteligência artificial, estão evoluindo rapidamente, as organizações precisam intensificar os investimentos em competência, para poder aproveitar o máximo desse campo e com isso consegui melhores sistemas de AI (Inteligência Artificial), como é uma área de tecnologia complexa, pois é um sistema que funciona como o cérebro humano, é fundamental o trabalho conjunto de múltiplas disciplinas, como, Ciência de Dados, programação e gestão do negócio.

2 - Aplicações e Análises Inteligentes

Com o objetivo de transformar a estrutura do local de trabalho e o próprio trabalho, as Apps com tecnologia inteligente, criarão uma nova camada de interação entre os seres humanos e os sistemas, integrados com inteligência artificial, algumas aplicações não poderão existir sem essa tecnologia devido a natureza do trabalho.

Esse é o caminho por onde a tecnologia tem seguido, cabe aos desenvolvedores de software, explorar a AI para fornecer melhores relações dos clientes com os sistemas acrescentando valor ao negócio.

3 - Coisas Inteligentes

São mais do que sistemas rígidos, utilizam a AI para interagir com os sistemas e as pessoas, novas coisas inteligentes estão sendo utilizadas na produção de drones, automóveis autônomos e robôs. A internet das coisas ou simplesmente internet, é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.

Os veículos autônomos, é o que está mais perto, podemos observar a sua utilização na agricultura. O que está se aproximando aos poucos são os carros autônomos, com a propostas de uso particular. a tendência é que eles sejam controlados em estradas monitoradas e com a presença de um condutor, caso ocorra alguma falha no sistema.

4 - Gêmeo Digital

Trata-se de uma representação digital de algo que existe no mundo material, levando em consideração a inteligência artificial, os gêmeos digitais serão bastante promissores nos últimos três a cinco anos.

Com total representação das suas partes físicas. Em primeiro momento as empresas vão acrescentar os gêmeos digitais e aos poucos vão melhorando sua interatividade, capacidade de coletar dados, e dá respostas eficazes relacionadas a proposta em questão.

Pesquisa relacionada ao O Simpósio do Gartner/ITxpo 2017, realizado na semana passada em Orlando, nos Estados Unidos. Com as principais tendências tecnológicas para 2018.

5 - Plataformas de Conversação

As plataformas de conversação vão passar por uma evolução, esse avanço vai impactar na forma como as pessoas interagem com as interfaces.

As plataformas recebem comandos dos usuários, eles interagem com o usuário solicitando informações adicionais ou executando os comandos solicitados. serão um dos principais objetivos das produções de aplicação.

“As plataformas conversação atingiram um ponto de inflexão em matéria de compreensão da linguagem e intenções básicas dos usuários, mas ainda é pouco”, diz Cearley. “O desafio que as plataformas de conversação enfrentam está relacionado com o fato de os usuários terem de se comunicar de forma muito estruturada. O que é, muitas vezes, uma experiência frustrante. O principal diferencial das plataformas será a robustez dos seus modelos de conversação e da interface da aplicação e modelos de eventos utilizados para acessar, invocar e orquestrar serviços de terceiros para disponibilizar resultados complexos”.

6 - Experiência Imersiva

A experiência imersiva explora tanto a Realidade Virtual (RV), como também a Realidade aumentada (RA).

A interface de conversação está mudando a forma como as pessoas controlam o mundo digital, mas a evolução também se aplica a forma como os usuários entendem e interagem com o mundo digital.

Com o valor de negócio relativamente baixo, desperta o interesse elevado das áreas de aplicação de RV, mas no caso da área de jogos, entretenimento avançado e vídeo 360º, as empresas devem examinar cenários específicos da vida real em que a RV e a RA podem ser aplicadas para tornar os empregados mais produtivos e melhorar os processos de desenho, formação e visualização.

Também tem o caso da realidade misturado, que tira proveito de óculos, capacetes que funde e alarga as funcionalidades técnicas da RA e da RV.

7 - Blockchain

É uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

A tecnologia Blockchain está passando por uma transformação radical em seu modelo de negócio onde ela está migrando de uma infraestrutura de criptomoeda para uma plataforma de transformação digital.

Embora inicialmente ela tenha sido direcionada para o setor financeiro, essa tecnologia é bastante flexível e pode ser aplicada tanto na Administração Pública, Saúde, indústria fabril , distribuição de mídia, verificação de identidades, registro de títulos e cadeias de abastecimento.

Outros assuntos:

Estudo diz que as mulheres são mais capacitadas para o setor de tecnologia

A Era dos Robôs

Banco Central alerta sobre risco virtual

 

Luiz Laurindo

21, Novembro de 2017